O que você quer da vida, ou quais são os seus desejos e sonhos?

 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 

Confesso que durante um certo tempo eu não conseguia responder essa pergunta… E era um sentimento muito ruim, parecia que minha vida era um verdadeiro nada.

Ter um propósito é o primeiro passo para nos fazer conquistar o que quisermos.

Saber quais são os seus objetivos de vida e ter foco para conquistá-los pode fazer com que os realize mais rápido.

Quem é você?

Como você se define em relação a sua personalidade e ao universo profissional? Quais são seus principais defeitos e qualidades? Hoje o que mais te incomoda na sua vida?

E daqui a 5 anos, como você estará, onde estará?

Essa auto-análise é o primeiro passo e provavelmente o mais difícil, para quem deseja mudar de vida. Para pegar o caminho certo, é necessário saber onde se está e onde se quer chegar. O que você quer da vida?

 

Saindo da Zona de Conforto

A Zona de Conforto é um estado de conformismo com a própria situação, onde as pessoas encontram todos os tipos de desculpas para não avançar em suas próprias vidas. Afinal, sair da Zona de Conforto é uma batalha e nem sempre as pessoas estão dispostas realmente a lutar.

Porém, quem tem essa disposição, acaba enfrentando ainda mais desafios para chegar até seus objetivos. Em alguns casos é preciso ter uma determinação concentrada para conseguir.

O pior de tudo é que nesse estado a auto-sabotagem pode se instalar. Para saber mais sobre isso leia este outro artigo clique aqui.

As desculpas que inventamos quando estamos na Zona de Conforto eliminam a nossa autonomia e a nossa responsabilidade pelas nossas ações, e assim viramos refém dessa situação.

A única ferramenta para sair desse estado de conformismo é a ação direcionada para metas, objetivos, desejos e sonhos. Por isso é importante saber o que você quer da vida.

Para sair dessa situação você pode seguir estes 5 passos:

  1. Identificar em quais áreas da sua vida seus resultados são ruins, ou seja, em quais aspectos você se sente infeliz.
  2. Reconhecer exatamente quais são os resultados ruins, exatamente o que te deixa infeliz
  3.  Verificar quais são as desculpas que você mesma inventa para não mudar estes resultados. O que você pensa quando quer mudar, qual é o seu “mas“: “quero emagrecer, mas não consigo parar de comer doces“.
  4. Escrever em um papel todas essas historinhas que você mesma inventou e acabou acreditando.
  5. (MAIS IMPORTANTE) Reescrever estas historinhas mudando a parte onde tem uma desculpa para uma ação que irá realmente trazer um benefício condizente com o seu desejo.

Você é a responsável mesmo quando não sabe o que quer da vida

É preciso abrir os olhos para o fato de que você é a única responsável pela vida que tem levado. Sim, é uma verdade dura e difícil de aceitar no começo, mas foram seus atos que a levaram até a vida que tem hoje.

Mesmo em situações onde existe um fator externo que determina algo em sua vida, uma tragédia por exemplo, é você que determina a forma de superar aquilo, a forma de contornar, de se curar, etc.

Para a sua evolução pessoal, assumir a responsabilidade pela sua vida faz com que tome melhores decisões sobre suas ações e assim prepara o terreno para ter o foco necessário para atingir seus objetivos.

Dicas para assumir a responsabilidade pela sua vida:

NÃO…

  • …Critique as pessoas, procure dar uma sugestão ou idéia.
  • …Reclame das circunstâncias, coloque seu foco na solução e não no problema.
  • …Busque culpados.
  • …Se faça de vítima, evite a negatividade
  • …Justifique seus erros. Reconheça que errou e aprenda para mudar.
  • …Julgue as pessoas, pois essa também é uma forma de criar suas próprias limitações

A palavra principal é FOCO no que você quer da vida

É necessário concentrar suas energias em seus objetivos de forma a produzir mudanças e realizações rápidas. A capacidade de realizar é crescente em pessoas que investem em seu próprio desenvolvimento, autoconhecimento, e capacitação profissional (na profissão que ama).

Para ser uma pessoa focada, é preciso identificar os fatores de distração, aquelas ‘coisas’ que te fazem olhar para a direção oposta de seus objetivos. Por isso a organização e o planejamento se fazem tão necessários, principalmente no início, quando estamos saindo na nossa Zona de Conforto.

Quanto mais você olhar para seu objetivo, mais ele se torna desejado, e seu foco também se fortalece.

 

Se você quer mais ajuda nessa questão, deixe seu comentário.

Forte Abraço.

Bia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *